Minha lista de blogs

sábado, 18 de setembro de 2010

Minestrone


Receita que fiz hoje (e foi mais rápido para preparar do que eu imaginava!)...
É uma Sopa Minestrone vegetariana, mas muito rica em proteína por causa do feijão!

INGREDIENTES
1 alho-porró grande, em fatias finas
2 cenouras picadas
1 abobrinha italiana em fatias finas
50g de vagens verdes em pedaços pequenos
2 talos de aipo em fatias finas
3 colh (sopa) de azeite de oliva
6 xíc de água
400g de tomates descascados e picados
1 colh (sopa) de manjericão fresco picado
1 colh (chá) de tomilho fresco
sal e pimenta do reino moída
1 xíc e meia de feijão branco cozido
1\3 de xíc de massa em formato pequeno
salsa picada

PREPARO
Colocar todos os vegetais (menos os tomates e o feijão) em uma panela grande com o azeite. Aquecer até começar a fritar. Tampar, deixar os vegetais suarem em fogo baixo por 15min.
Acrescentar a água , os tomates, as ervas e temperar com sal e pimenta. Cozinhar por uns 30 min.
Juntar o feijão( com o caldo) e a massa. Cozinhar em fogo baixo por mais uns 10min. Ajustar sal e servir quente com a salsa picada.

DICAS
Essa sopa pode ser feita de um dia para o outro ( fica mais gostosa) e pode ser congelada (eu não sou fã de nada que foi congelado...). Na receita original manda servir com queijo parmesão ralado, mas eu acho que não tem muito a ver... Não tive coragem nem de experimentar!

Bon apetit!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

RITTO


Ritto (Mãe Terra) é uma combinação de cereais integrais(arroz longo, arroz vermelho,triticale, trigo, cevadinha, centeio e aveia) + quinua e linhaça. É legal de usar puro, cozinhando como arroz ou em risotos.
Essa é a receita que tem atrás do pacote e é muito deliciosa!!!
Aí vão os ingredientes:
3 tomates maduros
1 xícara de Ritto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1/2colher (chá) de sal
1 xícara de mussarela de búfala
1 colher (sopa) de manjericão fresco
Como se faz?
Retirar a pele e as sementes dos tomates, picar em pedaços pequenos. Cozinhar o Ritto(como arroz).Colocar azeite e refogar a cebolinha e os tomates por uns 5 min. Acrescentar o Ritto cozido. Temperar com sal, acrescentar a mussarela picada e o manjericão e refogar por mais uns minutinhos. Desligar o fogo, acrescentar um fio de azeite por cima e servir. Pode polvilhar queijo parmesão ralado antes de servir que também fica muito gostoso.
Esse é um prato único, não precisa de acompanhamentos.
Esse "Ritto" é tão gostoso que da primeira vez que comprei fazia risoto todo dia!! O primeiro foi esse, mas já fiz com abobrinha, tomate seco, frango, champignon...
Vale a pena experimentar!!!!!!
E fica tão bonito que também fiz ele enformadinho para a foto!!!!
Mil beijos!!!!!!!!

TOMATE SECO


Ha tempo não fazia tomate seco...
Não é algo difícil de se fazer, mas exige que tenhamos bastante tempo e muita paciência...tipo, ficar a tarde toda abrindo o forno e conferindo como vão os tomates... Tirando o excesso de água e virando cada tomatinho... Lavando a forma, trocando as formas, acho que é por isso que é tão caro comprar pronto!!
E o cheirinho que fica na casa? Isso não tem preço!!!!!!!!!!
Como eu faço:

4 kg de tomates maduros e firmes (Tomates Débora ou Italianos são melhores), cortados ao meio no comprimento e sem sementes, são cerca de 36 tomates (essa quantidade e tipos de tomates peguei na internet. Eu uso qualquer tomate que esteja bem maduro e dá certo)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 cabeça de alho em lâminas
folhas de manjericão
molho de pimenta
pimenta preta em grãos
azeite de oliva extra virgem
Os ingredientes ficam a critério de cada um...tem quem goste de colocar fatias de pimentão, orégano, folhas de louro,manjerona...
Preparo:
Lave, corte os tomates no comprimento, tire as sementes e deixe-os no escorredor de macarrão
Coloque-os nas assadeiras com a casca virada para a assadeira
Salpique sobre as metades o açúcar e o sal bem misturados
Leve ao forno em temperatura média-alta (200°) por 1 hora e 30 minutos (vai formar água)
Retire do forno, coloque as metades delicadamente no escorredor de macarrão, lave e seque a assadeira (isso é o principal para o sucesso de sua receita)
Volte as metades à assadeira, desta vez de boca para baixo (cascas para cima)
Novamente 1 h de forno médio (180°)
Repita o processo de retirá-los, colocar no escorredor, lavar e secar assadeira
Se ainda não estiver seco ao seu gosto, volte ao forno pela 3ª vez, por cerca de 30 minutos
Desligue e deixe esfriar dentro do forno.

Coloque os tomates em um vidro limpo e seco, coloque os temperos intercalando com os tomates e complete tudo com o azeite de oliva.
Quanto mais tempo ficar na geladeira melhor fica.
E, nem preciso dizer tudo o que podemos fazer com os tomates secos, não é mesmo?
Pizzas, risotos, saladas, humm!!!!!

ARROZ INTEGRAL COM CASTANHAS


Bem, depois de tanto tempo volto a postar uma receita... esse arroz eu amei mesmo!!! ficou uma delícia! Com jeito de comida de restaurante chique, sabe? Fiz até uma produção para tirar a foto!
Vamos aos ingredientes então:
1 colher (sopa) de gergelim
1/2colher (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas
2 colheres (chá) de shoyu
2 colheres (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de cebolinha picada
2 xícaras (chá) de arroz integral cozido (1 xícara de arroz cru)
Como fazer:
Tostar o gergelim com o sal em uma frigideira (é só um "susto", ok?) e reservar.
Levar as castanhas picadas ao forno por 10 min (devem ficar levemente tostadas)
Cozinhar o arroz e reservar.
Misturar as castanhas ao shoyu, azeite e cebolinha fazendo um molhinho. Misturar esse molhinho ao arroz. Polvilhar o gergelim sobre o arroz na hora de servir.
É só isso!!
Fica lindo e delicioso, além de super nutritivo, já que temos um prato rico em carbohidratos e proteínas!!
Pode ser servido com legumes cozidos ou assados ou até com uma carne.
Só não fica bem com feijão, rsrsrs
Essa receita não é minha, peguei em um livrinho de receitas que ganhei da "Mãe terra", para quem não conhece aí vai o link para o site deles (www.maeterra.com.br). Costumo usar os produtos dessa marca, são ótimos!!!!!!
Bjs a todos!!!!!!!!!

sábado, 20 de março de 2010

CHAPATI


O Chapati é um pão indiano feito apenas com farinha de trigo, água morna e sal. É bem interessante porque apesar de tão poucos ingredientes, é um alimento ao mesmo tempo simples e complexo: farinha, água e sal...mas contém a energia de quem o preparou, o calor da chama, pode ser consumido com manteiga, geléia, mel ou acompanhando outros pratos e fica legal sendo usado até como um Wrap (com queijo e legumes).
É uma boa opção qdo faltar pão em casa, pois é rápido de fazer.
Geralmente se usa farinha de trigo branca, nesse eu usei somente a farinha integral, por isso ficou escuro.

INGREDIENTES:


250 g de farinha integral (2 ½ xícaras) pode ser tb meia branca e meia integral
50 g de manteiga derretida
1 pitada de sal
Água morna

PREPARO:

Numa tigela, misture a farinha e o sal, juntando água morna aos poucos. Sove a massa por 10 minutos ou até estar lisa e firme. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
Forme bolinhas de 4 cm de diâmetro e abra cada uma até obter círculos. Aqueça uma frigideira de ferro ou outra que preferir, e coloque o chapati. Espere por 1 a 2 minutos e vire-o.
Com um pegador tipo pinça, pegue o chapati e coloque-o diretamente sobre o fogo até que se infle como um balão. Quando pronto, espalhe manteiga sobre o chapati e mantenha-o quente, embrulhando num pano até a hora de servir.

DICAS:
Eu abro a massa com rolo de massa e vou enfarinhando para não grudar
O ideal é comer quentinho, rasgando a massa com as mãos (com manteiga é uma delícia!)
Para quem não está acostumado ao sabor da farinha integral, é legal usar farinha branca ou metade integral e metade branca.
Bom proveito!Namastê!!

terça-feira, 9 de março de 2010

CARBONARA DE ABOBRINHA


Esse é um daqueles pratos da série "não parece, mas é ridículo de fácil!".
Não fui eu que inventei, foi tirado do livro "Jamie em casa", mas poderia ter sido feito por qualquer um, tão simples que é.
E por incrível que pareça, não mudei nadinha na receita - deixei até o bacon!!! Veja só! (até tirei uma foto ao lado do livro, para ver como ficou igualzinho)
Sendo assim, não é das receitas mais naturebas, mas não deixa de ser nutritiva...

LINDO CARBONARA DE ABOBRINHA

INGREDIENTES:
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
6 abobrinhas médias verdes
500g de penne
4 gemas de ovos
100ml de creme de leite integral
2 punhados de queijo parmesão ralado na hora
azeite de oliva
12 fatias grossas de pancetta ou bacon defumado
um punhado pequeno de tomilho fresco, folhas aparadas e picadas (reservar as flores, se vc conseguir o tomilho florido)
flores de abobrinha

PREPARO:
Cortar as abobrinhas no sentido do comprimento, em tiras semelhantes ao tamanho da massa, descartando a parte mole.
Cozinhar a massa em água fervente e salgada.
Colocar as gemas em uma tigela, adicionar o creme de leite e metade do parmesão. Misturar tudo com um garfo. Temperar levemente e reservar.
Aquecer uma frigideira larga, colocar azeite de oliva e fritar o bacon até ficar crocante. acrescentar as fatias de abobrinha e 2 pitadas de pimenta do reino.Acrescentar o tomilho e misturar até as abobrinhas ficarem cobertas pelo molho e levemente douradas.
Quando a massa estiver cozida, escorrer a água reservando um pouco da água do cozimento. Misturar a massa recém escorrida ao molho de abobrinhas, retirar do fogo e acrescentar 1 concha da água do cozimento e o molho cremoso (aquele das gemas).
Misturar tudo rapidamente e levar direto à mesa. Enquanto mistura, coloque o retante do queijo parmesão.
decorar com as flores de tomilho e abobrinha.

DICAS:
Não precisa nem comentar, mas a escolha da qualidade dos ingredientes faz toda a diferença. Então: queijo parmesão ralado na hora, pimenta moída na hora, azeite de oliva de excelente qualidade fazem diferença! A massa usada também...
Eu tenho a sorte de ter tomilho fresco na horta, dessa vez não tinha as flores para a decoração.
Creme de leite fresco também influencia no resultado final. Pelamordedeus!! Não use o de caixinha!!!!!!
Até a próxima!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

CUCA INTEGRAL PARA PARTILHAR


Esta cuca tem história!
Começou com uma receitinha de uma amiga, a Cris, que eu fui modificando até chegar neste resultado. É extremamente saudável, cheia de ingredientes que alimentam o corpo e também a alma. Explico: quando preparo um alimento fico pensando sobre ele...quanto mais elaborado, mais a gente pensa. Aqui temos que usar os farelos integrais, as frutas secas, o iogurte. Nada refinado, tudo o mais próximo do natural. Por isso esta receita é dividida em 2 cucas; uma para ser saboreada com a família, a outra para dar a alguém especial. Quando faço esta cuca, não faço para mim, faço para dá-la a alguém e penso nesta pessoa em todo o processo: será que vai gostar? Como receberá tão estranho "presente"? Essa da foto fiz para a Fê, outra amiga, que está introduzindo a alimentação natural às suas crianças e está se esmerando, que eu sei!!!
Então vamos lá!
INGREDIENTES:
3 xíc de farinha de trigo integral
1/2 xíc de aveia
1/2 xíc de quinua
2 xíc de açúcar demerara
4 colh (sopa) de coco ralado sem açúcar
4 colh (sopa) de gergelim branco, sem pele
cerca de 8 unidades de damascos secos picados
cerca de 8 unidades de castanhas do pará picadas
3 ovos inteiros
2 copos de iogurte natural
1 xíc de óleo de girassol
algumas gotas de essência de baunilha
1 pacote de fermento
25g de manteiga 
PREPARO DA MASSA:
Misturar em uma bacia as xíc de farinha de trigo integral, a aveia, a quinua, o coco ralado, 2 colh (sopa) de gergelim e o açúcar mascavo .
Separar as claras das gemas. Bater as claras em neve e no final colocar 3 colh (sopa) de açúcar demerara. Bater mais um pouco.
Colocar as gemas no copo do liquidificador junto com o iogurte, óleo de girassol , 2 colh (sopa) de gergelim e essência de baunilha.
Misturar o conteúdo batido no liquidificador com a farinha (que está na bacia) , mexendo bem com uma colher.
Adicionar as claras em neve delicadamente.
Acrescentar o pacotinho de fermento.
Por último, colocar as castanhas picadas e os damascos.
Untar 2 formas de bolo inglês com manteiga. Colocar metade da massa em cada forma.
PREPARO DA FAROFA:
amassar a manteiga com as mãos, juntar farinha integral e açúcar mascavo até formar uma farofa fina.
]Colocar metade da farofa sobre a cuca, polvilhar coco ralado, gergelim e quinua e a outra metade da farofa.
Levar as cucas ao forno (180°C) pré aquecido por 40 min, ás vezes um pouco mais.
DICAS!
Eu deixo os 40 min e vou espetando um palito até sair seco (o total dá uns 50, 60min)
Uso sempre uma forma de bolo inglês de Tfal e outra forma descartável (lembra que uma das cucas é para ofertar para alguém?)

E é isso! Todos estes ingredientes deixam o corpo saciado e a alma feliz!