Minha lista de blogs

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Masala chai (मसाला चाय )


Tenho o costume de beber masala chai todos os dias de manhã, depois de praticar yoga. Adoro o ritual desse chá, gosto de sentir o cheiro exótico do cardamomo e sentir no rosto a fumacinha quente que sai da panela com aquela mistura de especiarias... Já tive outros rituais de chá nas minhas manhãs (chá verde, misturas de chás de gergelim preto e feno grego, entre outros),mas resolvi descrever este porque desperta curiosidade nas pessoas.
Esta receita foi passada pela minha nutricionista (que não visito há um tempão), fiz algumas modificações para adaptar ao meu paladar(e isso pode ser feito, pois na verdade não existe uma receita única de masala chai: nada mais é do que um chá preto com especiarias e leite).
Essa bebida ficou conhecida como "chai" por causa da novela Caminho das Índias, e já vi em cafeterias uma mistura em pó industrializada para misturar ao leite...o sabor é de leite com canela e mel. Não se parece em nada com a minha...

INGREDIENTES

Para uma xícara grande (tipo mug)

1 colher (sopa) de açúcar demerara
1 cravo
1 pedaço de canela (em pau)
1 cardamomo (sementes de 1 cardamomo que são moídas na hora usando um pilão)
1 fatia fina de gengibre
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de curcuma
1 saquinho de chá preto
1|2 xíc de água quente
1 xíc de leite quente

PREPARO

Caramelizar o açúcar  em uma panela, em fogo baixo.
Acrescentar o cravo, a canela em pau, o cardamomo moído e o gengibre. Cozinhar um pouco, mexendo de vez em quando (cuidar para não queimar a calda).
Juntar a pimenta e a curcuma e deixar cozinhar mais um pouco,mexendo de vez em quando. Acrescentar a água quente e cozinhar mais alguns minutos. Colocar o chá preto e cozinhar mais uns 2 min.
Após, acrescentar o leite quente e deixar ferver por mais uns 3 min. Está pronto. É só coar e beber!
Para quem não pode beber leite como eu: dá para fazer com leite de soja!!!
A masala pode ser alterada de acordo com o paladar ou necessidade de cada um. Pode-se usar hortelã, anis, noz moscada,açafrão...só não deixe de experimentar!!!
Namastê

Nenhum comentário: